Marketing e convênios odontológicos credenciamento
O
marketing para dentistas é tão importante quanto para outras áreas de
atuação, uma vez que atua como atrativo e retentor de novos pacientes,
possibilitando que eles tenham acesso aos benefícios dos serviços da
clínica e, em troca, garantam a produtividade do consultório. Muitos
profissionais do setor de saúde têm dúvidas sobre a probabilidade de
realizar estratégias de marketing ou não. E, de acordo com o Conselho
Federal de Odontologia, é possível instituir metodologias que atraiam
pacientes, naturalmente, dentro das limitações éticas e legais desse
mercado.
Através dos
convênios odontológicos credenciamento
o profissional tem acesso a uma extensa
cartela de clientes, logo no primeiro momento. Considere, a seguinte
suposição: ao instalar uma filial de uma marca famosa em um shopping
popular no centro da cidade. Ela terá visualização, com inúmeras de
pessoas passando pela vitrine todos os dias, os clientes da marca que,
já conhecem a qualidade dos produtos, se sentem mais confiantes a
efetuarem a compra com um nome familiar do que, comparado a uma loja que
não tem reconhecimento no mercado. Confiando na importância do
marketing, a loja não precisa fazer investimentos pesados para atrair
clientes, pois, a companhia franqueada já fornece um planejamento
adequado, e esse retorno já vale a pena.
O
mesmo acontece com os consultórios e clínicas associados aos convênios
odontológicos credenciamento. Visto que, o custo de aquisição de novos
pacientes pode ser muito extenso, quando em relação ao retorno que podem
oferecer, e isso é ainda mais essencial na área de saúde bucal, já que,
é mais difícil aumentar o ticket médio. O marketing para dentistas, com os convênios odontológicos credenciamento, portanto,
é concentrado em atrair os pacientes certos para aumentar o número de
atendimentos e, consequentemente, a lucratividade do profissional
credenciado.
Fundamentos dos convênios odontológicos credenciamento
É
fundamental na gestão do consultório, através dos convênios
odontológicos credenciamento, que essa metodologia de marketing, também
seja feita de fora para dentro. Ou seja, o paciente é quem busca o
serviço, afinal, apenas ele sabe quais os problemas precisa sanar, em
vez de ser convencido da necessidade de adquirir um produto que não será
bem utilizado.
Ademais, o tempo e recursos de uma clínica são
limitados, uma vez que é possível atender a apenas uma quantidade máxima
de pacientes por semana, assim, não existe a mesma escalabilidade em
serviços, como existe para produtos, por exemplo. Por esse motivo, a gestão do consultório, através dos convênios odontológicos, auxiliam
não somente no marketing, mas também no planejamento financeiro do
profissional, concentrando em atrair pacientes que podem pagar pelos
serviços, para que a:
- Equipe de atendimento;
- Recepcionista;
- Secretária;
- Fornecedores;
- Terceirizados.
E, outros profissionais que compõe a estruturação de um ambiente que trata a saúde bucal. Contudo,
vale lembrar que, os profissionais da área de saúde estão sujeitos a
restrições rígidas sobre marketing e publicidade que, não se aplicam a
outros setores. Essas regras protegem os consumidores de práticas
inescrupulosas, e também salvaguarda a profissão, ao impedir propaganda
enganosa, abusiva, ou crítica ao trabalho dos colegas.